Sou Advogado, o Blog foi criado para tratar de temas do mundo Jurídico, Criticas, Organização do Estado e tudo que afeta diretamente a sociedade, também haverá assuntos sobre tecnologia e atualidades, espero que gostem.

Prova de Sociologia.....50 folhas hein

É aquela velha historia, eu amo Manaquiri mas sou de São Paulo e lá a chapa é quente, eu funjo que dou aulas, e vocês fingem que aprendem,.... né isso professor...
Vai ai algumas dicas so pra lembrar:

unit 1 -O RENASCIMENTO... que parada é essa, bom foi um periodo no século XV, onde houve as expanções comerciais e maritimas, o abandono do pensamento religioso e das baboseiras impostas à socieda pela igreja catolica, eles gostavam mesmo é de queimar o povo até essa época, mas ai o povo se revoltou, deu o piloro e eles começaram a pensar,... coisa que não faziam até então, como dizia o Racionalismo Cartesiano " Penso Logo Existo". Nessa época o povo ainda não existia , mas enfim continuando... o Renascimento passou a ser sinônimo de coisa boa, ou seja, deram mais importância ao conhecimento, ao saber, as artes e a erudição.
Porém nesse periodo as coisas ficaram turbulentas, porque todo mundo queria pensar, ai já viu, pra quem nunca tinha pensado, começar a pensar do nada, virou o caos, que para alguns foi bom, mas para outros vixi... a coisa ficou feia houve muitas perseguições politicas, conflitos, guerras, exílios o bicho pegou até pros eclesiásticos e ainda houve um lado podre, o ressurgimento da escravidão como instituição legal.
Bom essa angustia toda marcou obras importantes presentes até hoje "nowadays", nos dias atuais, como a obra de Dante, a Divina comédia, que são 3 livros: 1º fala do Inferno o 2º do Céu e o 3º do purgatório, Coisa boa hein.. seguindo adiante, temos outro monstro o Sr. Michelangelo com o seu Juizo Final, essa parada foi pintada na Capela Sistina em Roma,.. pra vocês verem como Roma tem tudo hein... as melhores obras, a historia toda rica em detalhes, contada até na Biblia, que aliás todos os apóstolos de Jesus gostariam de ter pregado em Roma, o problema era que lá o Pau cantava em quem discordava do Imperador, mas isso é outro caso..
Outro fato importante é que o Homem deixa de ser o agente passivo, ou seja, só recebia e nunca fazia nada, para ser o agente ativo, ou seja , começou ai a fazer sua Historia, por meio de suas ações e guiado pelo surto coletivo, nesse periodo o estado se tornou LAICO = AUSÊNCIA DE RELIGIÃO.
Teve um carinha lá na frente chamdo Voltaire, ele adorava chicotear a religião, a igreja e o raio que o parta, o cara era ferrenho mesmo....
Bom teve então um cara chamdo Thomas Morus que era um Utopista, criou um lugar imaginário e perfeito, só pra contrastar com a sociedade real, que era imperfeita e doida, e estava ficando ávida por money saca, os caras tavam afim de vender até a sogra pra ganhar dinheiro, já eram espertos naquela época eehheh, mas ai veio um outro chamado Maquiavel, morreu com 58 anos, nasceu em 1469 e findou-se em 1527, pra esse cara o lance tinha que ser mais realista do que o Morus dizia, ambos acreditavam de formas diferentes, que a paz social estava nas virtudes do Rei, ele até escreveu um livro intitulado de " O PRINCIPE", que nada mais é, que um manual de ação Politica, cujo ideal é a conquista e a manutenção do poder..., já pensou se isso cai nas mãos do Amazonino, Eduardo Braga e por ai a fora.... o bicho ia pegar ehheh, bom Maquiavel serviu a um Presidente Perpétuo de Florença, mas depois com sua queda pelo Lourenço de Medici, ele foi exilado e ficou só escrevendo livros mesmo, onde lançou mais um "O Discurso sobre a primeira década de Tito Livio".
Maquiavel se vale tambem de vários fatos ocorridos no passado para fundamentar sua teoria de que as leis regulam o comportamento social e que a sociedade depende delas.
Bom é isso agora eu vou fazer a prova..ainda tem 47 folhas pra ler

Leave a Reply

Deixe seu Comentário